sábado, 30 de outubro de 2021

Violência Simbólica

 O que é?

  Termo criado por Pierre Bordieu, sociólogo francês, diz que a violência simbólica é uma violência que passa despercebida, é invisível, silenciosa e naturalizada que tem relação subjugação-subordinação, ou seja, graças ao poder simbólico que uma pessoa desenvolve sobre outra através de pequenas coisas, cria-se a subordinação. Esse tipo de violência age no psicológico e emocional do indivíduo. 

   

    Dentro da violência simbólica, podem ser citados:
- Bullying;
- Assédio sexual e moral;
- Etnia;
- Raça;
- Gênero;
- Classe social;
- Orientação sexual;
Dentres muitos outros.

























Quando ocorre na escola

   A violência simbólica na escola ocorre quando há bullying entre os alunos, como por exemplo apelidos maldosos sobre aparência, isso pode afetar o desenvolvimento de quem sofre com essas práticas por deixar o aluno com sentimento de que a escola não é para ele  e faz ele deixar de ir, ou até mesmo desenvolver depressão e/ou insegurança consigo mesmo, mas não podemos culpar somente a criança  que pratica, pois isso pode ser resultado do que a criança presencia em sua própria casa, como xingamentos e ofenças entres os pais ou responsáveis, e a criança, por achar "normal" esse tipo de comportamento leva para fora de casa, praticando com outras pessoas. Muitos pais criam seus filho da mesma forma que foram criados quando criança, por exemplo, o pai teve uma criação cheia de regras e violênca, bem rígida, para ele essa é a forma "normal" de educar alguém, o que leva o pai a educar o seu filho assim. 
   
  Claro que existem outras formas de violência em escola, mas o bullying  é o que ocorre com mais frequência e mais "invisível" se é que podemos chamar assim.

  Somos quem somos graças ao nosso ambiente familiar e outros grupos sociais que frequentamos, essa é a construção da nossa identidade.


Sobre assédio

  O assédio é um assunto um tanto delicado para muitos, quem sofre de abuso sexual ou moral não gosta de entrar no assunto, isso acontece quando o abusador quer fazer atos libidinosos sem o consentimento da vítima, ou seja, faz atos eróticos a força com algúem ou até mesmo aproveitar enquanto a vítima está desacordada ou inconsciente, o que é considerado crime perante a Constituição Federal de 1988.


Etnia e raça

 Outro assunto que precisamos falar, o racismo.
 O racismo mata milhões de pessoas em todo o mundo todos os dias, o racismo tem como principal objetivo atacar povos de diferentes raças e etnias, principalmente os negros, esse tipo de violência pode ser tanto moral quanto física, levando até a morte de uma pessoa negra, temos como exemplo o cidadão estadunidense George Floyd, que foi morto no dia 25 de maio de 2020, estrangulado por um policial branco (Derek Chauvin), depois de achar que George falsificou uma nota de 20 dólares em um suoermercado. Essa não foi a primeira vez que um branco mata um negro por, supostamente, suspeitar por ser um cidadão "diferente". De acordo com a Constituição Federal de 1988, art. 3, inciso XLI, determina que "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".


Gênero e orientação sexual

 Dizer que uma pessoa é do gênero que ela nasceu (uma pessoa cis) é transfobia, por exemplo, dizer para um menino transsexual que ele é uma menina, é crime, pois você estará "apagando" a identidade dessa pessoa, ou até mesmo praticar violência contra essa pessoa, muitos transsexuais morrem todos os dias por transfobia, seja por homicídio ou suicídio. Sobre homofobia, pessoas que não aceitam que toda forma de amor é válida, acabam matando pessoas que gostam de pessoas do mesmo sexo (homem gosta de homem e mulher gosta de mulher), muitos lgbts são proibidos em vários países e levam até pena de morte por amarem uma pessoa, casamentos entre pessoas lgbts ainda não são permitidos em algumas partes do mundo, se uma pessoa não aceita e pratica a homofobia, pode levar ao homicidio de muitos lgbts, apenas por não serem aceitos.



Classe social

 Xingar uma pessoa, ou até mesmo maltratar, só porque ela é de tal classe social é crime, só porque uma pessoa não tem condições financeiras de manter um lar, não significa que podemos tratar igual um nada, muitos moradores de rua morrem por violência ou suicídio, por causa de pessoas que xingam eles, maltratam, cospem ou até mesmo espancam até a morte, justamente por serem de um nível de classe social baixo, mas isso não significa que eles sejam inferiores apenas por ser pobres, pobreza não é uma escolha de vida, não é uma opção, eles não estão na rua porque querem. Todos somos iguais.






Referências Bibliográficas

Conheça a Lei para crime de Racismo. Crimes na web/Racismo, 2015. Disponível em: <https://new.safernet.org.br/content/conhe%C3%A7a-lei-p> . Acesso em: 02/11/2021

Canal Brasil Escola. Violência Simbólica, 2020. Disponível em: <https://youtu.be/pLyHxutNotI>. Acesso em 29/10/2021










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gestão da Qualidade

 O que é a gestão de qualidade, para que serve e quais são seus pilares?  A Gestão da Qualidade é um conjunto de estratégias e ações que as ...