Administração gerencial
É a administração em que os serviços de uma empresa são destinados a população, e possui características como: eficiência nos serviços, na avaliação de desempenho e no controle dos resultados.
Administração gerencial política
Ela é muito focada em descentralizar políticas e administrativas, possuindo poucos níveis hierárquicos, boa flexibilidade organizacional, controle de resultados, confiança limitada e uma administração voltada ao atendimento do cidadão. A administração gerencial procura adequar as organizações públicas ao seu objetivo primário , que é a excelência nos resultados.
Governabilidade, governança e Accountability
Governança
A governança gerencia recursos econômicos e sociais do Estado, visando o interesse coletivo da sociedade.
Os princípios de uma boa governança são:
-Legitimidade;
- Equidade;
- Responsabilidade;
- Eficiência;
- Probidade;
- Transparência;
- Accountability.
Governabilidade
Se refere à capacidade política do Estado de governar e decidir, originada da sua legitimidade democrática e política perante a sociedade.
Accountability
O termo diz respeito ao dever de prestação de contas pelo administrador público, e tem como premissa a transparência dos atos de gestão do governo.
Clientismo
O clientismo é uma relação de troca de favores entre cidadão e o político. Se originou na República Romana e pode ser encontrado em várias esferas de poder do governo.
Corporativismo
É uma ideologia política que defende a organização da sociedade por grupos corporativos, como: a
associações agrícolas, trabalhistas, militares, científicas ou associações de guilda, com base em seus interesses em comum.
Neocorporativismo
Esse conceito expressa um modo particular de articulação entre o Estado e grupos de interesse, combinando dois aspectos centrais: formulação/gestão de políticas públicas.
Democracia participativa
Esse termo significa a possibilidade de intervenção direta dos cidadãos nos procedimentos de tomada de decisão do exercício do poder.
Princípios da Administração pública
Imagem por: JORGENCA. Princípios da administração pública. Blogger, 2016. Disponível em: <https://jorgenca.blogspot.com/2016/11/principios-da-administracao-publica.html>. Acesso em: 25/11/2021
São Princípios da administração pública:
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência
Sendo cada um deles:
- Princípio da legalidade: significa a permissão de tudo que a lei não proíbe.
- Princípio da impessoalidade: a administração pública está proibida de promover discriminações gratuitas.
- Princípio da moralidade: todo ato imoral será diretamente ilegal ou ao menos impessoal.
- Princípio da publicidade: a administração pública é obrigada a ter transparência em relação a todos os seus atos e a todas as informações armazenadas nos seus bancos de dados.
- Princípio da eficiência: a administração pública deve manter o ampliar a qualidade de seus serviços com controle de gastos.
Referências Bibliográficas
Apostila de gestão pública. NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA. Disponível em: <file:///C:/Users/MARIALUIZADEOLIVEIRA/Downloads/Estrutura%20de%20gestao%20Publica+050821.pdf>. Acesso em: 25/11/2021
FRIZZO, Henrique. PARANHOS, Gabriel. A efetividade dos princípios da administração pública no cenário atual. JOTA, 2021. Disponível em: <https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/principios-administracao-publica-06082021>. Acesso em: 25/11/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário