quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Administração Públicas: conceitos e princípios

 Administração gerencial

 É a administração em que os serviços de uma empresa são destinados a população, e possui características como: eficiência nos serviços, na avaliação de desempenho e no controle dos resultados.


Administração gerencial política

 Ela é muito focada em descentralizar políticas e administrativas, possuindo poucos níveis hierárquicos, boa flexibilidade organizacional, controle de resultados, confiança limitada e uma administração voltada ao atendimento do cidadão. A administração gerencial procura adequar as organizações públicas ao seu objetivo primário , que é a excelência nos resultados.


Governabilidade, governança e Accountability
 
 Governança

A governança gerencia recursos econômicos e sociais do Estado, visando o interesse coletivo da sociedade.

 Os princípios de uma boa governança são:
-Legitimidade;
- Equidade;
- Responsabilidade;
- Eficiência;
- Probidade;
- Transparência;
- Accountability.



 Governabilidade

 Se refere à capacidade política do Estado de governar e decidir, originada da sua legitimidade democrática e política perante a sociedade.



 Accountability

 O termo diz respeito ao dever de prestação de contas pelo administrador público, e tem como premissa a transparência dos atos de gestão do governo.



Clientismo
 
O clientismo é uma relação de troca de favores entre cidadão e o político. Se originou na República Romana e pode ser encontrado em várias esferas de poder do governo.



Corporativismo

 É uma ideologia política que defende a organização da sociedade por grupos corporativos, como: a
associações agrícolas, trabalhistas, militares, científicas ou associações de guilda, com base em seus interesses em comum.



Neocorporativismo
 
Esse conceito expressa um modo particular de articulação entre o Estado e grupos de interesse, combinando dois aspectos centrais: formulação/gestão de políticas públicas.



Democracia participativa
Esse termo significa a possibilidade de intervenção direta dos cidadãos nos procedimentos de tomada de decisão do exercício do poder.


Princípios da Administração pública



















Imagem por: JORGENCA. Princípios da administração pública. Blogger, 2016. Disponível em: <https://jorgenca.blogspot.com/2016/11/principios-da-administracao-publica.html>. Acesso em: 25/11/2021


 São Princípios da administração pública:

Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência

Sendo cada um deles:

- Princípio da legalidade: significa a permissão de tudo que a lei não proíbe.
- Princípio da impessoalidade: a administração pública está proibida de promover discriminações gratuitas.
- Princípio da moralidade: todo ato imoral será diretamente ilegal ou ao menos impessoal.
- Princípio da publicidade: a administração pública é obrigada a ter transparência em relação a todos os seus atos e a todas as informações armazenadas nos seus bancos de dados.
- Princípio da eficiência: a administração pública deve manter o ampliar a qualidade de seus serviços com controle de gastos.


Referências Bibliográficas

Apostila de gestão pública. NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA. Disponível em: <file:///C:/Users/MARIALUIZADEOLIVEIRA/Downloads/Estrutura%20de%20gestao%20Publica+050821.pdf>. Acesso em: 25/11/2021

FRIZZO, Henrique. PARANHOS, Gabriel. A efetividade dos princípios da administração pública no cenário atual. JOTA, 2021. Disponível em: <https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/principios-administracao-publica-06082021>. Acesso em: 25/11/2021











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